top of page

Fato: cães e pessoas que se exercitam são mais felizes e saudáveis.

Atualizado: 27 de jan. de 2021


Os cães, assim como nós, vivem melhor quando mantêm uma rotina saudável, incluindo alimentação e exercícios físicos, independente da complexidade desses exercícios. Se você tem uma vida muito corrida, tente fazer pelo menos dois passeios semanais – se você tiver como companhia um cão de porte pequeno – e aumente a periodicidade quanto maior for seu cão. Cães maiores necessitam de maior estímulo e atividades. Com certeza você e cão terão muitos benefícios quando incorporarem essa rotina de passeios.

A atividade física é fundamental e, é importante estimular o cão a exercitar-se desde cedo.


MAS, fique atento: cães filhotes, com menos de cinco meses, e sem as vacinas recomendadas devem restringir as atividades e brincadeiras para ambientes seguros, dentro de casa, junto com a família. Sem a imunidade adequada, o cão jamais deve ser levado a praças, pátios ou ambientes abertos. Também não é recomendado contato com outros cães que tenham acesso na rua, mesmo que esses estejam vacinados (eles farão a ponte). Nesses casos, o filhote precisa ser estimulado com brincadeiras e interações com a família para que ele se acostume com atividades físicas, além dos benefícios motores, sensoriais e se sociabilidade ( a boa e velha educação que precisa ser dada desde filhotinho).


Outro alerta importante: cuidado com pisos lisos. Eles podem prejudicar a estrutura e postura do filhote, note que os pets peludos escorregam nesses pisos, é nítido que eles sentem dificuldades que exige um esforço muscular extra. Pisos muito lisos, assim como escadas, são obstáculos, lembre-se, isso não existe na natureza. Fomos nós que introduzimos os animais para dentro de casa, dessa forma, a evolução para que eles se adaptem a esse ambiente interno ainda irá demorar muitos anos para sanar esses problemas plenamente.


Durante os passeios os filhotes deve se acostumar a usar guia e coleira desde cedo. A nossa sincera dica em relação a guia é que você sempre use. Mesmo cães com treinamentos, adestrados ainda podem surpreender o dono com comportamentos que pra eles são normais, mas que podem ser um perigo em uma rua movimentada por carros, caminhões, motos, pedestres... e, outras aventuras.


As longas caminhadas são atividades úteis para o animal, pois o ajudam a descarregar toda a ansiedade, energia e stress acumulados durante o dia. Também é importante deixar o cão praticar suas atividades primitivas, como pular, mastigar, interagir com a natureza e cavar. Ou seja, na rua, durante os passeios eles podem colocar em prática os instintos com maior liberdade. O contato com a grama, sentir outros cheiros e interpretá-los é muito importante para o amadurecimento dos nossos pets!


Como as pessoas, os cães podem ganhar peso facilmente e perder tônus muscular se eles não fizerem exercícios, portanto, incluir uma rotina diária de exercícios na agenda de nossos animais de estimação é uma boa maneira de ajudá-los a permanecerem saudáveis.


Além disso, isso também pode servir de motivação para os donos, já que esta atividade requer a criação de uma agenda que pode depender também do exercício humano constante.

No entanto, deve-se levar em conta que o cão não dirá claramente se ele está cansado ou se a atividade física está sendo demais para ele, então se você quer se exercitar com seu amigo, você deve aprender a identificar os sinais de esgotamento no seu animal de estimação.


Mas, se você ainda tem dúvida da importância, vamos para alguns argumentos igualmente importantes e inquestionáveis :) :)


Saúde cardíaca: assim como para nós, cães que não se exercitam tem maior índice de problemas no coração.

Saúde mental: alguns hormônios são liberados durante e após a atividade física que dão sensação de relaxamento e felicidade (igualzinho a nós)


Saúde articular: raças pequenas têm índice de problemas articulares relevantes (principalmente cães obesos e que residem em casas com piso muito liso). É importante principalmente para os joelhos ter a musculatura fortalecida através de caminhadas em piso áspero.

Relacionamento: a sociedade dos cães é hierárquica e o líder é quem decide a hora da caçada, a direção e o ritmo. Sua liderança se reforçará de forma muito fácil e prazerosa. Isso é super importante para educação e boa convivência em família.


Esportes na rotina do seu pet!

Se um cão está fazendo exercícios e de repente cai para trás, se senta, deita, ou simplesmente para, isso pode não ser um sinal de teimosia, mas sim de que ele está cansado. Para aumentar a resistência do pet, não é de uma hora para outra, respeite o tempo do seu pet! O ideal é ir aos poucos, tentar, todos os dias dar uma passeio, e tentar aumentar o tempo gradualmente para aumentar a resistência. Além disso, qualquer sinal de exaustão é também um sinal de alarme.


Passeios, leves caminhadas sempre serão bem vindas, é saúde! Mas, se a intenção é que seu pet pratique um esporte de força junto com você, ele deve passar por um check-up com o veterinário para assegurar de que ele está em boa saúde. Antes de executar qualquer sequência de exercícios o seu pet deverá ser capaz de andar entre 30 e 60 minutos com você, sem se cansar. Se ele não tem esse ritmo, nem pense em força-lo.


Um cão em forma tende a ser capaz de caminhar entre 5 e 10 km, desde que os resultados do check-up sejam perfeitos. De qualquer forma é necessário manter uma vigilância sobre seu cão durante toda o tempo de esporte, e observar. Seu cão fará tudo para acompanhar você, mesmo que isso o leve ao máximo esforço possível, sua observação e julgamento são imprescindíveis. Reconhecer quando o cão de estiver cansado é o começo de tudo.


Cães esguios e os que têm peito e o focinho largos têm maior resistência e podem atingir mais velocidade do que outros cães. É importante não começar a correr com o cachorro até que o esqueleto dele tenha amadurecido, ou ele poderá vir a ter problemas em seu desenvolvimento.




Fontes:

https://myanimals.com/

https://www.petz.com.br/blog

https://br.pinterest.com/

Posts recentes

Ver tudo
002.png
bottom of page