top of page

A cor dos olhos!

Atualizado: 27 de jan. de 2021


Quando falamos em cor dos olhos, tanto nos animais, quanto nos humanos, o castanho prevalece, em relação as cores claras. Esse é o padrão, por ser comum. Mas, vamos conhecer as cores possíveis para os pets, já que, conforme a manifestação dos genes, as cores dos olhos se apresenta com diversas variações.


A cor em íris é produzido por camadas de pigmento, os olhos castanhos como a maioria dos cães têm (e como muitas pessoas também) são causados ​​por Eumelanina negra existente nessas camadas.

Quando um cão alterou/restringiu a produção de Eumelanina, as íris também são incapazes de produzir em sua totalidade o pigmento. Isto significa que o pigmento escuro no olho se tornará mais leve, e os olhos serão castanho claro, conhecidos como âmbar ou ouro.


Na Eumelanina, o preto é o padrão, mas ele pode ser transformado em marrom por um conjunto de genes, e preto e marrom podem ser transformado em azul ou marrom escuro por outro conjunto de genes.

Assim:

Azul é preto diluído e marrom claro é marrom diluído. Marrom em si não é tecnicamente uma diluição, no entanto, é causada por uma alteração na estrutura do pigmento.


Phaeomelanin é produzido apenas no pêlo. Não ocorre nos olhos ou no nariz, por isso quaisquer genes que afetem a cor/intensidade de Phaeomelanin não terão influencia nos olhos ou nariz. Apenas o Eumelanin ocorre nessas áreas, e assim apenas genes que afetam eumelanin podem alterar a cor dos olhos ou do nariz.

Ao contrário de Eumelanina, ela não ocorre em duas cores diferentes (preto e marrom), mas sim apenas uma cor, o qual varia em intensidade.



Olhos Âmbar - castanho claro para amarelo, verde-amarelo ou cinza.

Geralmente ocorrem quando a Eumelanina produzido é diluída ou modificada pelos genes recessivos da série D ou B. Em outras palavras, todos os cães fígado (bb) tem olhos cor âmbar, e assim também com cães azuis e isabella (dd). Ocasionalmente cães com pigmento preto também têm olhos de âmbar, mas em geral eles são encontrados apenas em fígados e diluídos.

Isabella (dd) Weimaraner, que mostra os olhos muito claros que quase correspondem à sombra de sua pelagem.




Olhos Azuis

Geneticamente, há quatro maneiras em que um cão poder ter olhos azuis.

Três destes são ligados com a perda de pigmentos na pelagem.

1) A forma mais comum é o efeito colateral do gene Merle.

Este dilui partes aleatórias do pigmento, incluindo os olhos e nariz. Este tipo de diluição provoca cor azul na íris. Por causa da perda de pigmento aleatória, muitas vezes cães merle tem trufas "borboleta" e azul, de divisão ou ímpares. Olhos ímpares são quando um cão tem um olho azul e outro castanho ou âmbar, e um olho de divisão tem um pouco de azul nele e o resto é marrom ou âmbar.


Quanto mais diluição há no revestimento de um merle (ou seja, as áreas mais cinza / diluído), o mais provável é que eles tenham olhos azuis ou um nariz borboleta. Um cão muito Merle (grandes áreas de preto ou fígado) é improvável que tenha qualquer uma destas características.


2) A segunda maneira em que os olhos azuis pode ocorrer é quando um cão tem grandes quantidades de branco ao redor dos olhos. Áreas brancas na pelagem são onde as células são incapazes de produzir qualquer pigmento, por isso, se essas áreas se espalham para o rosto, em seguida, pode haver perda de pigmento nos olhos e no nariz, fazendo com que tenha o nariz-rosa e os olhos azuis. Isto só tende a ocorrer em cães com muito branco e/ou com o padrão de manchas extrema, tal como Boxers brancos.


3) A terceira maneira é quando um cão é afetado pela série C.

A série C é albino. Não há casos confirmados de verdade de albinismo em cães, no entanto Dobermanns "brancos" têm uma pelagem muito leve, olhos azuis e um nariz totalmente cor de rosa, e este é pensado ser uma forma de albinismo.


4) Por fim, os olhos azuis podem ser herdados como um gene completamente separado, não afetado por cor da pelagem. Este gene é, no entanto, raro. Há rumores de que ocorrem ocasionalmente no Border Collie, mas, principalmente, ele é visto na Siberian Husky. Huskies pode ter um ou ambos os olhos azuis, independentemente da sua principal cor da pelagem, variando em tom de quase branco a céu azul. Isto é particularmente notável quando vistos em cães pretos.


VOLTAR PARA HOME


Fonte:

http://www.vetstreet.com

https://www.akc.org

https://www.dogzone.com

https://vidanimal.com.br

https://canaldopet.ig.com.br

https://pets.webmd.com/

https://br.pinterest.com/

Posts recentes

Ver tudo
002.png
bottom of page