top of page

Trufa Canina: o narizinho!


Sim, para quem não sabe, trufa é o mesmo que nariz do seu pet.

E, ele pode ter diferentes cores.



Preto

A cor normal para as trufas é a cor preta. No entanto, em virtude da ação de um certo número de genes, isso pode mudar.

Nariz perto é a Eumelanin em atividade.

Ou seja, a Eumelanin é o pigmento preto. Todas as áreas pretas em um cão são causadas ​​por células produtoras de Eumelanin. Ela está presente em outras partes do cão que precisam de pigmento: olhos (íris) e nariz. O nariz será preto, marrom, azul ou marrom claro, dependendo do tipo de Eumelanina o cão pode produzir.


Fígado

Cães fígado ou chocolate (bb) e cães de cores diluídas fígado / isabella (dd) têm narizes que variam de marrom escuro para rosa. O pigmento fígado não parece ser retido no nariz tão facilmente como pigmento preto. É geneticamente impossível um cão fígado ter um nariz preto ou azul.


Vamos novamente aos pigmentos:

Existem genes que transformam Eumelanin em outras cores - marrom, azul (cinza), ou um marrom pálido (esses são os nomes populares das cores – geneticamente são denominadas: fígado (marrom), azul (cinza), ou isabella (um marrom pálido empoeirado)

Se um cão tem qualquer um dos genes para transformar o Eumelanin preto em marrom, azul ou marrom pálido, todo o preto no seu pelo será modificado. Isto acontece porque estes genes vão restringir e/ou alterar a produção de Eumelanina, deste modo nenhuma das células são capazes de produzir com força total o pigmento.


Isabella

Você pode observar uma coloração arroxeada no nariz de um isabella o que não é geralmente presentes em um fígado.


Azul

Cães Azuis (dd) têm narizes que variam de cinza claro ao quase preto. É geneticamente impossível para um cão azul ter um nariz marrom. Nota-se, no entanto, que os cães, às vezes, cinza, podem ocorrer que não têm o gene de diluição azul. Assim, um cão aparentemente "azul" pode ter um nariz preto e olhos escuros, porque na verdade ele é um cão preto com o gene grisalhos, em vez de uma solução diluída azul adequada. Às vezes cães azuis também podem ser muito escuro, de modo que sua pelagem e trufa parecem quase preto. Pode ser muito difícil dizer se esses cães são pretos ou azuis.


Borboleta

A trufa "borboleta" é quando um cão tem manchas de cor de rosa em sua pele do nariz. Essas manchas estão localizadas de forma aleatória e pode cobrir qualquer valor do nariz, a partir de apenas uma pequena mancha rosa para quase todo o nariz. Narizes borboleta às vezes ocorrem em cães com padrão branco manchado (por exemplo, Boxers brancos, Bull Terriers e Dogo Argentinos), mas geralmente eles estão associados com Merles. Nem todos os Merles têm narizes borboleta embora - Merles duplos e Merles normais com menos manchas escuras do que o normal são mais propensas a eles, e eles são muito comuns em Dinamarqueses Arlequins.


Nariz Neve

Também conhecido como "nariz de inverno", este é um nariz Dudley que aparece durante os meses de inverno, ou às vezes como resultado de estresse ou outros fatores. Nariz Dudley são permanentes, mas os narizes de neve não são.

Existe uma enzima chamada Tirosinase, que é responsável pela produção de pigmento, e esta enzima é sensível a temperaturas baixas fazendo com que o cão tenha aparência modificada nos períodos mais frios. Porém na época do calor a cor da trufa volta ao normal.


O caso mais comum de cachorros em que o nariz vai perdendo a coloração preta e se tornando rosa é o chamado “snow nose” (nariz de neve) ou “winter nose” (nariz de inverno), é quando o pet troca a coloração do nariz durante o inverno e voltando ao preto durante o verão. Isto é comum em raças como o Labrador Retriever, Golden Retriever, Boiadeiro Bernês e o Husky Siberiano.




Fonte:

http://www.vetstreet.com

https://www.akc.org

https://www.dogzone.com

https://vidanimal.com.br

https://canaldopet.ig.com.br

https://pets.webmd.com/

https://br.pinterest.com/


Posts recentes

Ver tudo
002.png
bottom of page