top of page

Vamos falar de Cores?


Você já parou para pensar em como cada raça de cachorro é rica em detalhes, com suas particularidades e características especiais, tão únicas? Por aqui, como a nossa vida é rodeada de cães, a gente sempre se perde nos pensamentos.


E, nessa postagem, vamos focar nas cores!


Claro, que temos mais conhecimento, muitooooo mais mesmo, quando falamos da raça que somos especialistas: Spitz Alemão. Eles apresentam uma riqueza de particularidades em sua coloração que é apaixonante e, também, surpreendente! Ainda mais se comparada a outras raças, que são lindas e apaixonantes da mesma maneira. Vamos, rapidamente comentar, de forma superficial, sobre as demais raças que pesquisamos e, após, vamos detalhar as principais cores da raça Spitz Alemão.


1) Pitbull: O marrom é um dos mais populares junto com o branquinho e o preto. Também pode ser cinza e fulvo, que é um tom mais puxado para o ruivo.


2) Pug: pode apresentar as cores fulvo, abricot e preto. A clássica imagem do Pug é um cão fulvo, com a cor mais voltada para o bege claro. Mas, também pode vir na cor abricot, que é uma derivação do fulvo mais alaranjado e todo pretinho.


3) Golden Retriever: cor de pelo dourado é a única possível. Pode apresentar dourado mais claro ou mais escuro.


4) Husky Siberiano: pode apresentar diferentes cores. O totalmente branco é bem comum. Também é possível encontrar o Husky com a pelagem cinza. A raça pode ter parte da pelagem preta. Com tons de areia são bem difíceis e também pode apresentar o marrom na cor.


5) Shih Tzu: a cor de pelagem pode variar bastante. Para quem gosta de variações, é bom saber que a raça pode se apresentar das mais diferentes maneiras. Isso porque pode manifestar nas cores preto, vermelho, dourado, chocolate e cinza. É importante ter em mente que todas elas geralmente vêm acompanhadas da cor branca, ou seja, elas raramente se apresentam com uma única cor.


6) Yorkshire: possui pelagem com tons de azul e fulvo. Costumam ter variações de azul escuro e fulvo. Em alguns casos, tons de preto também podem aparecer na cor de pelagem. Também é visto cores mais voltadas somente para o fulvo e variações dessa tonalidade. Os Yorkshire possuem uma pelagem longa, fina e bastante sedosa que costuma variar entre as cores azul escuro (quase preto) e o fulvo, com suas diferentes tonalidades. No entanto, o preto e o dourado também acabaram surgindo como cores alternativas para esse animal, embora não sejam reconhecidos oficialmente.


7) Beagle: geralmente, é tricolor e apresenta as cores branco, preto e bege. Em alguns casos, também pode apresentar uma mancha mais voltada para o marrom ao invés do preto e também pode ter uma cor mais puxada para o bege. A cor de pelagem, em alguns casos, se assemelha também a um tom de azul escuro e apresentar pequenas marcas em tons bege espalhadas pelo corpo, sem a presença de outra cor.


8) Chow Chow: os cães com tons avermelhados são os mais comum. Também pode ter uma cor mais puxada para o bege. O fulvo - ou ferrugem - também é uma possível cor de pelagem . O Chow Chow preto é mais raro, mas também faz parte do padrão da raça. Geralmente, o Chow Chow costuma apresentar cores de cachorro bastante sólidas e uniformes, isto é, sem sofrer misturas e manchas pelo corpo.


9) Labrador: pode ter até três cores de cachorro diferentes. O mais comum de ser visto é com o dourado bem claro, mais puxada para o bege. O Labrador também pode apresentar a pelagem marrom, mais puxada para o chocolate. Também temos o Labrador com a cor de pelagem de cachorro preta.

Porém, enquanto a cor preta costuma se manifestar de forma bastante sólida, a cor de pelagem de cachorro dourada pode ter uma variação que vai de uma tonalidade bem clarinha, semelhante ao bege, até um tom mais escuro, que chega a ser mais puxado para o vermelho ou fulvo. A cor marrom também pode sofrer essa variação de cor mais clara ou mais escura.


10) Pinscher: O com tons mais avermelhados é o mais comum, mas também pode aparecer na cor pret. O Pinscher marrom é um pouco mais raro. E, além de possuir diferentes tamanhos, esse cãozinho também pode apresentar algumas combinações de cores na sua pelagem ou uma única cor, que é o vermelho. Isto é, embora geralmente os animais desta raça sejam totalmente vermelhos, eles também podem surgir com tons avermelhados combinados às cores chocolate ou preto.


12) Bulldog Francês: Normalmente é encontrado com uma pelagem fulva. A raça também pode ser encontrada com a cor de pelagem totalmente preta. Além disso, o cãozinho também pode ser pretinho com manchas brancas. O Bulldog Francês tigrado também é uma outra apresentação de cor de pelagem de cachorro e que, inclusive, é reconhecida internacionalmente como uma das cores padrão da raça.


E, agora, vamos as cores dos Spitz?

Let's go!

O Spitz Alemão, conta com uma variação grande de cores e tonalidades.


Muitos filhotes mudam de cor à medida que se tornam adultos, após a troca de pelos. Por exemplo, um filhote, aparentemente laranja, pode abrir a cor e se tornar creme. Não é possível saber exatamente como isso acontecerá...

Por isso, a nossa recorrente frase: “o Spitz é uma caixinha de surpresa”.


As colorações recorrentes são:


Spitz Preto: pelo e subpelo devem ser pretos e a pelagem de cobertura deve ser brilhante. Se o filhote tiver alguma outra cor, tipo um pinta ou mancha, provavelmente após a troca de pelos ele irá perder, mantendo-se preto sólido.


Spitz Marrom: o Spitz marrom deve ser uniformemente marrom. É o popular chocolate. Os olhos verdes são característicos.


Spitz Branco: o pelo deve ser branco puro sem qualquer tom de amarelo ou creme em particular, que muitas vezes ocorre, especialmente nas orelhas. Importante observar que todos os pelos devem ser brancos, pois se houver tons variantes ou mais escuros o correto é a categoria creme ou pérola.


Spitz Laranja: deve ser uniformemente na variação (tom) média da cor. É aceitável a combinação laranja com branco/creme, sendo a prevalência de laranja, só não é aceitável outro tom de cor para ser classificado como laranja. Observa-se geralmente na barriga, cauda, juba e facinhos esses tons mais claros. Ele, provavelmente terá variações de laranjas em sua pelagem (castanho, creme, caramelo e pontos avermelhados), mas sua cor base é o laranja.


Spitz sombreado de cinza (acinzentado): o sombreado de cinza é um cinza prateado com as pontas dos pelos pretas. Focinho e orelhas de cor escura; ao redor dos olhos os “óculos” bem definidos, apresentam-se como delicadas pinceladas de linhas pretas partindo do canto externo dos olhos para o canto mais baixo da orelha, junto com marcas definidas e sombreadas formando uma expressiva sobrancelha; uma juba e um colar mais claros sobre os ombros. A coloração azul é um pouco menos comum que as outras, mas é uma cor muito bonita. A pelagem do Spitz Alemão fica na cor de cinza meio azulado.


Spitz Creme: pode oscilar um pouco sua coloração, os pelos podem ser levemente mais puxado para um marrom, mas geralmente é como se fosse um laranja bem clarinho chegando no branco.


Spitz laranja -“sable” (laranja-zibelina): Esta é uma coloração onde os pelos começam bem alaranjados e terminam em um tom bem escuro quase preto. Geralmente o focinho é escuro, de marrom a preto, e os pelos do corpo terminam em uma cor escura, oscilando do avermelhando ao preto. Lembra muito uma capa preta. Barriga, cauda e patas são claros, um laranja muito claro ou creme.


Spitz creme -“sable” (creme-zibelina): segue as mesmas considerações do laranja, mas a base é creme.


Spitz preto e castanho (“tan”): prevalência do corpo preto, com patas, bochecha e sobrancelhas “Tan” (castanho/ amarelo) pelas suas nuances popularmente denominamos o “Tan” como dourado.


Spitz particolor: (tendo o branco como cor dominante): As marcas pretas, marrons, cinzas ou laranjas devem ser distribuídas sobre o corpo inteiro. Normalmente temos como PartColor o laranja e branco, mas também recorrente são as variações branco e preto, branco e marrom (popularmente chamado de PartChoco).


Spitz Merle: três áreas de colorações distintas: áreas totalmente brancas, áreas totalmente coloridas de maneira sólida ou lisa (pretas, marrom ou cinza dependendo do cão) além de áreas com uma coloração diluída e misturada, similar a um mármore.


Spitz Beaver: podemos dizer que é um marrom diluído podendo ser acompanhando de olhos verdes.


Como a postagem já ficou muito longa, logo mais a gente retoma esse assunto com mais particularidade das cores!



Fontes:

http://www.vetstreet.com

https://www.akc.org

https://www.dogzone.com

https://vidanimal.com.br

https://canaldopet.ig.com.br

https://pets.webmd.com/

https://br.pinterest.com/




Posts recentes

Ver tudo
002.png
bottom of page