top of page

Os cães entendem o significado de "perigo"?


Preparem o coração: a resposta é não!

É isso mesmo, saiba que os cães não têm noção do perigo.

Para o cão, perigosos seriam pessoas, cães ou outros animais que invadissem seu território de maneira ameaçadora, mas essa noção de perigo é diferente daqueles que tanto tememos: piscina, escada, trânsito...


Eles podem até aprender que não podem subir e descer escadas, ou que se eles correrem muito rápido podem tropeçar e cair, mas nunca terão a noção de que o tombo pode ser feio ou mesmo que poderão ter problemas de coluna futuramente. Aliás, o subir e descer escadas não é nada bom para os pets. A coluna dos cães não está preparada para isso.


De uma maneira muito simples, podemos afirmar que eles só irão saber podem se machucar quando eles se machucarem de fato. É um aprendizado posterior ao acidente. Durante um passeio o cão não considera os carros perigosos. Eles podem aprender que devem aguardar para atravessar a rua, mas isso porque foram ensinados. E, outro fato interessante, se ele presenciou algum outro animal quando foi atropelado, pode ter aprendido que existe risco. Sendo assim, vamos dizer que eles não sabem que o carro pode matá-los.


Geralmente os cães têm medo de altura (não que eles saibam que a queda possa machucar ou matar) e nadam mesmo que nunca tenham entrado na água, mas acidentes podem acontecer. Para evitar isso, o ideal seria cobrir a piscina e só deixá-la descoberta quando for usá-la. Os acidentes envolvendo a morte de cães em piscinas ocorrem, em sua maioria, devido à falta da escadinha ou de uma plataforma adaptada para o animal, bem como pelo fato de o dono não ensinar como usar esses meios de sair da água.


Em relação aos objetos no chão a melhor coisa a ser feita é supervisionar o cão e ensiná-lo o que pode e o que não pode pegar. Os filhotes costumam ser mais curiosos e tendem a colocar qualquer coisa na boca para mastigar e brincar. E, mais uma vez, retomamos a afirmação de que os pets não tem a noção do perigo ao colocar tudo na boca para mastigar. O ideal seria retirar e redobrar a vigilância nos primeiros dias do filhote na casa nova, visto que, provavelmente, eles irão querer investigar tudo que encontrarem pelo caminho e se engolirem pode ser um problemão...


Com o passar do tempo, e com o cão mais habituado ao comportamento da casa, pode-se ir adicionando aos poucos a decoração de volta, sempre ficando atento ao objeto e à atenção que o animal vai dar a esse objeto. Mesmo que o cão não insista em pegar, o ideal é continuar ensinando que não pode e ficar atento, sem bater e sem castigos, pois animal só entende bronca se for pego no flagra. Agora coisas miúdas como agulhas, palitos de dente, pinça, tampinhas de garrafa devem ser retiradas da vista do animal para sempre, pois um cão é uma eterna criança de três anos.



.

Posts recentes

Ver tudo
002.png
bottom of page