facebook-domain-verification=roo53y4pqzaug20o6ieiu925kgvs4h
 

A pergunta é: pode comer grama?

Atualizado: Jan 27

VOLTAR PARA HOME


Como já ouvimos comentários dos mais diversos sobre o assunto, vamos deixar aqui a nossa opinião: pode comer grama, mas com ressalvas!

Vamos explicar:

Pensando sobre o assunto, pode até parecer estranho, já que as "verduras/folhas" não fazem parte da dieta normal dos pets. Por outro lado, muita gente acha que faz mal, inclusive impede que seu pet coma grama.


Mas, na nossa opinião, isso está totalmente errado.


Vejam só, o ato de ingerir grama é puramente instintivo, cada pet determina a quantidade necessária.

E, analisem que coisa mais interessante: somente com esse ato de comer grama que o pet, mesmo que instintivamente, consegue consumir a clorofila, que inibe o crescimento bacteriano em feridas, combate as infecções de gengiva, de garganta e de úlceras gástricas e previne inflamações de intestino. Ela também é responsável pela renovação de tecidos, promove uma flora intestinal saudável para o animal e ativa enzimas para produzir vitaminas A, E e K.

MUITO interessante e importante, não concordam?


Agora, vamos puxar para o lado do instinto, herdado de seus parentes próximos, tais como lobos e raposas para analisar outro fato também super legal dos pets: os cães comem gramas e matinhos quando se sentem com o estômago "enjoado". A grama age como um irritante do estômago, fazendo o cão vomitar a comida "indesejada" ou o "veneno" ingerido, melhorando o funcionamento do intestino já que expulsa, por meio do vômito, alimentos que estejam causando aquele mal-estar",

Então: com base nos argumentos acima: comer grama faz bem para o seu cãozinho!


E mais: no caso dos felinos, o ato de ingerir grama ajuda na regurgitação de bolas de pelo, que se formam no estômago à medida que o gato lambe o próprio corpo para se higienizar.



Agora, a ressalva!!!

Atenção, MUITA ATENÇÃO!


Não é todo tipo de grama que se pode comer.

É preciso ter cuidado com a grama de jardins, do quintal ou da calçada, que pode estar contaminada com agrotóxicos e venenos. A ingestão desse tipo de grama pode ser tóxica e também, o que é muito preocupante, trazer endoparasitas (parasitas que vivem no interior do corpo) para o animal.

Lugares perto de lixeiras, com odor forte, que você desconfie da mínima manutenção higiênica, proíba.

Muita gente coloca algum tipo de veneno, ou preventivo tóxico para formigas, gafanhotos, lesmas ou outros insetos que atacam jardins, é daí um perigo real para seu pet.

Nem vamos falar em veneno de ratos, ou de animais maiores. No centro das cidades ou em condomínios se nota que é feito esse tipo de "prevenção". Fique atento.


Outro cuidado é com as plantas tóxicas cultivadas em casas e jardins, como a comigo-ninguém-pode, copo-de-leite, coroa-de-cristo, costela-de-adão e muitas outras.


Analise o ambiente, seja atento, mas permita que seu pet coloque em prática seus instintos quando for de sua necessidade.



VOLTAR PARA HOME



Fonte:

http://www.fiocruz.br/

https://pets.webmd.com/

http://idmedpet.com.br/

https://br.pinterest.com/

Posts recentes

Ver tudo