top of page

Como nossos bebês enxergam o mundo.

Atualizado: 27 de jan. de 2021


Quem não tem curiosidade sobre como melhores amigos enxergam o mundo? Acreditem, você ficará surpreso com a similaridade conosco.


O mito que muita gente fala dos cães terem a visão em preto e branco não é verdade. Estudos sugerem que esses animais possuem e utilizam a visão em cores com receptores específicos para a visão colorida, porém este número é muito pequeno comparado aos nossos, chegando a aproximadamente 10% da capacidade dos humanos em enxergar as cores. Mas, mesmo assim, tem colorido na vida deles sim :) !


O modo como os cães veem as cores é algo ainda difícil de interpretar, pois não sabemos se esses animais distinguem as cores da mesma forma que nós. Só sabemos que os cães possuem apenas dois tipos de células para diferenciar as cores, enquanto os humanos possuem três. O provável modo de ver as cores nos cães pode ser dividido em dois matizes: um variando entre o violeta e o azul e o outro variando do amarelo-esverdeado, amarelo ao vermelho, além de terem ressaltadas as cores branca e cinza.

O que é fato, é que a visão noturna deles é melhor desenvolvida, aumentando a performance de visualizar objetos no escuro, diga-se de passagem muito melhor que os humanos. São capazes de enxergar em ambientes com pouca luminosidade, pois possuem pigmentos no fundo dos olhos que refletem e amplificam a luz até 130 vezes mais que os humanos, possuem pupilas maiores para maior entrada de luz e retina rica em células para a captação de luminosidade.


Além disso, os cães têm mais sensibilidade ao movimento com receptores muito bem adaptados à detecção, especialmente em condições de pouca luminosidade. Há cães que conseguem identificar um objeto em movimento a 900 metros de distância, porém quando este é mantido estático pode ser reconhecido somente a aproximadamente 500 metros. Isso mostra que os cães são mais adaptados a reconhecer objetos em movimento e principalmente em algumas velocidades, o que pode explicar por que alguns cães ignoram objetos parados e adoram brincar ou "caçar" objetos em movimento.

A capacidade dos cães em enxergar perifericamente também é maior que nós. Isso faz com que eles vejam objetos fora do foco principal com maior facilidade, principalmente se estiverem em movimento.


Um outro ponto a considerar é a acomodação visual (formação da imagem) que se forma sem distorções a distâncias superiores a 50 centímetros do olho. No entanto, os cães possuem uma pequena capacidade de adaptação para objetos muito próximos, tornando a imagem embaçada a menos de 33 centímetros dos olhos. Os cães utilizam outros sentidos, como o faro e o paladar, para compensar a investigação de objetos muito próximos.


Uma curiosidade é em relação à visão dos cães em relação a imagem do espelho, eles conseguem sim, se olhar no espelho e ver a imagem refletida, porém não se reconhecem. Definitivamente eles não sabem o que significa um espelho.


Outra curiosidade interessante é sobre a visão dos cães em relação a TV, fizemos uma postagem exclusiva sobre esse assunto, confira clicando aqui.


Confira abaixo algumas perguntas sobre o assunto com explicações bem simples e bacanas para você entender melhor seu pet:)


Eles enxergam em preto e branco?

MITO total. Estudos sugerem que esses animais possuem e utilizam a visão em cores, mas diferente da nossa. Os cães possuem receptores específicos para a visão colorida em número muito pequeno comparado aos humanos, cerca de 10% da capacidade dos humanos em enxergar as cores. Mas a forma como eles veem as cores é ainda um tópico difícil de interpretar, pois não sabemos se esses animais distinguem as cores da mesma forma que a nossa. Estudos comprovam que os cães possuem apenas dois tipos de células para diferenciar as cores, enquanto os humanos possuem três. O provável modo de ver as cores nos cães pode ser dividido em dois matizes: um variando entre o violeta e o azul e o outro variando do amarelo-esverdeado, amarelo ao vermelho, além de terem ressaltadas as cores branca e cinza. Como as diversas cores são formadas com as combinações entre elas, a impossibilidade de diferenciação entre algumas delas faz com que os cães tenham dificuldade em distinguir entre o verde, amarelo-esverdeado, amarelo, laranja e o vermelho.


Como é a visão noturna deles?

Os animais domésticos possuem adaptações para melhorar a visão noturna, aumentando a performance em diversos ambientes, e consequentemente conseguem visualizar objetos no escuro muito melhor que os humanos. São capazes de enxergar em ambientes com pouca luminosidade, pois possuem pigmentos no fundo dos olhos que refletem e amplificam a luz até 130 vezes mais que os humanos, possuem pupilas maiores para maior entrada de luz e retina rica em células para a captação de luminosidade.


Eles têm mais sensibilidade ao movimento?

Sim, os receptores dos olhos dos cães são muito bem adaptados à detecção de movimentos, especialmente em condições de pouca luminosidade. Há cães que conseguem identificar um objeto em movimento a 900 metros de distância, porém quando este é mantido estático pode ser reconhecido somente a aproximadamente 500 metros. Isso mostra que os cães são mais adaptados a reconhecer objetos em movimento e principalmente em algumas velocidades, o que pode explicar por que alguns cães ignoram objetos parados e adoram brincar ou "caçar" objetos em movimento.


Eles conseguem ter uma visão lateral melhor do que o humano?

A capacidade dos cães em enxergar perifericamente é maior que dos humanos. Isso faz com que eles vejam objetos fora do foco principal com maior facilidade, principalmente se estiverem em movimento.


Eles enxergam embaçado?

Em animais sadios a formação da imagem acontece sem distorções a distâncias superiores a 50 centímetros do olho. No entanto, os cães possuem uma pequena capacidade de adaptação para objetos muito próximos, tornando a imagem embaçada a menos de 33 centímetros dos olhos. Os cães utilizam outros sentidos, como o faro e o paladar, para compensar a investigação de objetos muito próximos.





Fontes:

https://www.petz.com.br/blog/cachorros

https://www.petmd.com/dog/behavior/

https://www.mypetneedsthat.com/

https://www.nationalgeographic.com/


Posts recentes

Ver tudo
002.png
bottom of page