top of page

Cachorros e TV, pode isso?

Atualizado: 27 de jan. de 2021


Será que eles conseguem assistir TV? Tem até canal pago com programação ...

Vamos aos fatos?

Então, eles conseguem ver apenas dois espectros de luz, o azul e o amarelo. É uma visão dicromática colorida e não em preto e branco como muitos já devem ter ouvido falar. Os cães possuem receptores específicos para a visão colorida, porém este número é muito pequeno comparado aos humanos, aproximadamente 10% da capacidade humana.

Alguns estudos identificaram que eles interagem sim, mas se interessam por coisas que fazem parte de seu cotidiano deles: imagens de outros cães brincando, filhotes, pessoas dando comandos que eles identificam dentro de suas rotinas.

ACREDITEM, eles são espectadores como crianças pequenas (coisa mais amor), a repostas aos estímulos visuais são diferentes, assim que veem algo que realmente chame a atenção, vão levantar e ir checar de perto o que é, mas não prendem atenção por muito tempo. Em geral a atenção se mantém por 3 segundos, ou seja, situações que chamem sua atenção e com sons de outros animais e situações ligadas à interação humana, com certeza, ele assistirá às imagens por alguns momentos.

Outro aspecto pesquisa e comprovado é ao modelo como eles enxergam a TV. Os programas de TV estão adaptados à percepção humana de 60 quadros por segundo, formando uma imagem linear como a que enxergamos. Os cães possuem a capacidade de enxergar de 70 a 80 quadros por segundo, fazendo com que a TV seja assistida como slides trocados muito rapidamente.

Sons de outros cães e animais são muito atrativos, muito mais do que pessoas conversando ou qualquer outro tipo de ruído. Um cão jamais manterá a atenção por muito tempo em algo que não produza som ou tenha cheiro (é o que acontece com um cão que late ao se ver no espelho mas perde o interesse depois de um tempo pois não receberá o estímulo de cheiro, som e tato da imagem que vê).


Legal né?! Mas, mesmo com todas essas explicações, a gente acredita mesmo que a TV pra eles pouco importa. Eles querem mesmo é carinho, chamego, ficar grudadinhos com a gente. Quem não concorda?


Fonte:

https://pt.innerself.com/content/living/home-and-garden/pets-you/13482-what-dogs-see-when-they-watch-television.html

https://www.petz.com.br/blog/cachorros/visao-canina/

https://www.petmd.com/dog/behavior/can-dogs-see-tv

https://www.mypetneedsthat.com/can-dogs-watch-tv/

https://br.pinterest.com/

002.png
bottom of page