top of page

Vacina V10 e V8. Qual diferença?

São elas que ajudam a prevenir doenças contagiosas e por vezes fatais. Ainda mais considerando que os piores vírus estão cada vez mais resistentes, a vacinação é fundamental.




O termo V10 ou V8 apenas diferenciam as vacinas pelo número de cepas (cepas=vírus ou bactérias) que elas possuem, sendo que algumas dessas cepas não possuem importância clínica no nosso país.

Por exemplo: o que as "V10" tem a mais do que as "V8"? São duas cepas de leptospirose que não tem importância clínica para animais de companhia no Brasil. São elas a pomona, cujo hospedeiro é o suíno, e a grippotyphosa, cujos hospedeiros são roedores silvestres mais encontrados nos EUA e no Canadá.


Nossa orientação é para aplicação da mesma vacina que usamos aqui, a Vanguard V8 ( HTLP 5) - Prevenção da Cinomose canina, da hepatite infecciosa canina (causada pelo adenovírus tipo 1), de doenças respiratórias (causadas pelo adenovírus tipo 2), da Parainfluenza canina, da Parvovirose canina e Coronavirose canina. Além dessas doenças virais, a vacina também protege contra as infecções causadas por leptospirose.


Cinomose canina (CD) é uma doença vírica universal, de alta mortalidade com manifestações variadas. Aproximadamente 50% dos cães não imunizados, se infectados com vírus da cinomose, desenvolvem sinais clínicos da doença e aproximadamente 90% deles morrem. Hepatite infecciosa canina é causada pelo adenovírus canino tipo 1 e é caracterizada por lesões hepáticas e endoteliais generalizadas. Infecções respiratórias por Adenovírus tipo 2, causam uma doença respiratória, que em casos severos, pode resultar em broncopneumonia e pneumonia. Parainfluenza canina é uma doença do trato respiratório superior. Geralmente suave ou subclínica, pode tornar-se severa se ocorrer infecção simultânea com outros patógenos respiratórios. Parvovirose canina é primariamente uma infecção entérica caracterizada por vômitos e diarréia geralmente hemorrágica. Leucopenia geralmente acompanha os sinais clínicos. Cães suscetíveis de qualquer idade podem ser afetados, porém, a mortalidade é maior em filhotes. Coronavírus canino também causa doença entérica em cães suscetíveis de todas as idades. Altamente contagioso, o vírus é transmitido inicialmente através de contato direito com fezes infecciosas e pode causar enterite clínica dentro de 1–4 dias após exposição. Leptospirose ocorre em cães de todas as idades, com uma ampla variação de sinais clínicos e nefrite crônica geralmente após a infecção aguda.


Se possível, ao invés de levar o filhotinho à clínica para ser vacinado, peça ao veterinário que venha atendê-lo em domicílio. Isso reduz as chances de que ele se infecte no consultório. E, na nossa opinião, também se for possível, evite aplicar a vacina V10 em um filhote tão pequeno e que não convive com outros cães. Ele pode não ter condições de montar uma resposta imune adequada para tantos antígenos – as doenças mais importantes são a Parvovirose e a Cinomose – e a V10 tem maior potencial de provocar reações adversas imediatas ou tardias, devido principalmente à presença de quatro leptospiras.


De acordo, com nossa pesquisa, cães de maior porte e que vivem em ambientes abertos, campinas, com acesso a mato e animais selvagens é que a V10 seria essencial.


Fonte:

https://www.zoetis.com.br/especies/animais-de-companhia

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
002.png
bottom of page