top of page

Você já ouviu falar de heterocromia?

Atualizado: 27 de jan. de 2021


Para quem não conhece o significado, são cães com um olho de cada cor. É uma condição genética, por isso nem todos os cães nascem com os olhos de cores diferentes.

A origem da condição são os baixos níveis de melanina. Essa substância é responsável pela pigmentação da pele, do pelo e dos olhos. É considerado um "defeito genético" pela ciência, mas não uma doença e, apesar de ocorrer mais comumente em animais mamíferos domésticos e selvagens, afeta também os seres humanos.

Não é nada assustador, não causa problemas de visão para os pets. Fique tranquilo, ele simplesmente nasceu assim.


O standard do AKC (American Kennel Club) e o standard da FCI (Federação Cinológica Internacional) aceitam a diferença completa na cor dos olhos, assim como a anomalia de forma parcial em uma das íris.

Existe mais de um tipo dessa anomalia, afinal, dependendo da coloração e da quantidade de melanócitos da íris (células protetoras de melanina), podemos observar uma cor ou outra.


Heterocromia iridis ou parcial: uma única íris apresenta tonalidades distintas de uma mesma cor.

Heterocromia iridium ou completa: cada íris tem uma cor diferente.

Heterocromia congênita: a anomalia é fruto da origem genética.

Heterocromia adquirida: pode ser originada devido um traumatismo ou alguma doença, como o glaucoma ou a uveíte.


A título de curiosidade, a heterocromia completa é muito rara nos seres humanos, mas é observada normalmente em gatos e cachorros. Além disso, seja a anomalia completa ou parcial, nenhuma altera a visão do animal.


Curiosidade:

Não é difícil encontrar cães com os dois olhos de cores distintas e o caso mais conhecido é do Husky Siberiano. Acredita-se que a sua evolução nas temperaturas frias da Rússia esteja relacionado à predisposição da raça a essa anomalia que, mais tarde, se transmitiu de forma genética.

O gene Merle é o responsável direto pela transição da cor azul na íris e a pigmentação "borboleta" no nariz dos cães. Ele também é culpado pela anomalia parcial, por exemplo, quando um pet tem o olho castanho e o outro azul, mas dentro do azulado há pigmentação castanha.



Imagine uma situação hipotética: seu cão sempre teve olhos da mesma cor, mas de repente você começou a perceber algumas mudanças na tonalidade. O castanho escuro está clareando aos poucos, ficando semelhante a heterocromia parcial. Contudo, seu cachorro não passou por um traumatismo e nem teve doença. Existe a chance do seu canino ter heterocromia hereditária, mas que se manifestou de forma retardada. No geral, é importante realizar uma consulta médica para verificar o estado de saúde do pet e descartar a presença de doenças.


Lembre-se sempre que a heterocromia em cães não é um problema de saúde, apenas uma anomalia genética inofensiva. Ter os olhos de cores distintas deve ser apreciado pelo tutor, pois essa característica torna seu companheiro único.


Se você reparar mudanças na cor dos olhos com o passar do tempo, junto com comportamento estranho e sendo que ele sofreu algum trauma, leve seu companheiro ao veterinário. A alteração repentina da pigmentação pode ser um sintoma de glaucoma, uma doença degenerativa que provoca cegueira parcial ou completa.




Fonte:

http://www.vetstreet.com

https://www.akc.org

https://www.dogzone.com

https://vidanimal.com.br

https://canaldopet.ig.com.br

https://pets.webmd.com/

https://br.pinterest.com/

Posts recentes

Ver tudo
002.png
bottom of page