top of page

Os cães sonham? Você já parou para pensar a respeito disso?

Atualizado: 23 de jun. de 2021


Alguma vez você já se perguntou se os cães sonham? Se você observou seu cão dormindo, provavelmente já o viu roncando, rosnando, mexendo as patinhas e até latindo. O ideal é esperar 20 minutos após ele ter adormecido, nesse ponto, é possível que os músculos do pet se contraiam e movimentem os olhos – esses sinais são típicos do cão prestes a entrar no sono REM e começar a sonhar. Mas, isso é sonho mesmo?


Sim, os cães são capazes de sonhar, e um estudo realizado em 2001 pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts, MIT, revelou que os animais têm capacidade de entrar em sono REM - o tipo de sono mais profundo - com uma atividade cerebral bastante intensa. Durante esse estágio, não atrapalhe o sono do cachorro e evite fazer barulho e tocá-lo. Se o seu cachorrinho está muito agitado durante o sono, talvez seu sonho esteja intenso demais e ele pode sim, estar tendo um pesadelo. Se você quer acordá-lo, para que ele fique um pouco mais calmo, acorde-o gentilmente, sem tocá-lo.

  • Opte por chamar o cãozinho pelo nome dele com um tom suave e tranquilo, mas não grite!

  • Não toque no pet. Mantenha distância e não faça carinho,

  • Quando ele acordar, espere um pouco e depois o acaricie.

Assim como nós, que sonhamos com elementos do nosso cotidiano, cachorros também têm sonhos de que estão correndo, pulando ou brincando. O que se sabe, é que cachorros de menor porte tendem a sonhar muito mais do que cachorros grandes, assim como cães mais velhos sonham mais do que cães de meia idade.


Mas, o fato é que não se pode dizer com certeza o que constitui a matéria dos sonhos de nossos cães, mas podemos ser capazes de adivinhar.


Não se sabe os detalhes desses sonhos, até mesmo porque a mente lúcida de um animal é difícil de ser interpretada. Gorilas que recebem treinamento para se comunicar por sinais, por exemplo, conseguem contar seus sonhos a seus cuidadores.


Observe seu cão durante o sono para ver o que ele faz. O sono REM normalmente começa 20 minutos depois de um cochilo e dura de dois a três minutos. É quando você notará seu cão se contorcendo ou fazendo sons.


Às vezes, nossos cães nos dão mais pistas sobre seus sonhos. Em uma entrevista com um psicólogo de Harvard, um proprietário relatou que suspeitava que seu cachorro tivesse tido um pesadelo com a hora do banho. Este cachorro não gostava de banhos, e quando acabava sempre corria para o dono e se escondia entre suas pernas. Ele não tem esse comportamento em nenhum outro momento. Um dia, o dono observou seu cachorro sonhando. Quando o cachorro acordou, fugiu e se escondeu entre suas pernas, levando o dono a concluir que o cachorro acabara de ter um sonho assustador com o banho.


Não importa o que nossos cães sonhem, há algum conforto em acreditar que eles, como nós, têm sonhos e medos que acontecem durante o sono, nos tornando mais parecidos do que diferentes.



O sono dos Cães.


O sono dos cães é muito diferente do nosso. Eles tiram algumas sonecas ao longo do dia, sempre de forma rápida e vigilante, portanto são capazes de sair rapidamente do estado de sono se houver um estímulo de voz, algum aroma de comida ou um toque.


Estes períodos de sono que os cães têm durante o dia são momentos de descanso benéficos para os pets, entre outras coisas, contribuem para manter o brilho de seus pelos e também para que eles consigam energia complementar.


O ritual do cão na hora de dormir se parecem muito com o seus ancestrais, os lobos. Os cães são caçadores defensores e por isso estão em alerta contínuo. O instinto vigilante deles também os impede de conciliar o sono longo.


Quando chega à noite, a serenidade do ambiente e a ausência de luz facilitam para que o cão entre em uma espécie de cochilo permanente. Um cão dormir em excesso não é muito saudável, pode se tratar de falta de energia e, além disso, esse comportamento pode se derivar de sobrepeso. O animal tem que descansar segundo as atividades que ele desenvolve e os exercícios que faz.


Em uma análise das diferentes raças, podemos encontrar algumas mais preguiçosas do que outras; como por exemplo, os cães da raça São Bernardo, os Basset Hounds e os Shar Peis, essas raças têm a preguiça como uma de suas características principais.


Fases do sono

Durante o sono, o descanso alcança sua plenitude quando o animal dorme profundamente, mas esse período é curto.

Os três estágios do sono:

  • NREM: movimento não-rápido dos olhos;

  • REM: movimento rápido dos olhos;

  • SWS: sono de onda lenta, estágio onde o cão geralmente respira profundamente.

O estágio REM (movimento rápido dos olhos), é quando seres humanos e cachorros costumam ter contrações musculares, como mexer a patinha ou o pé involuntariamente, ou até mesmo latir durante o sono. Os especialistas asseguram que quando um cão está dormido, ao contrário do que se pode supor, a atividade cerebral do animal aumenta.

Nesses momentos o pet tem sonhos que o fazem mover muito depressa os olhos com as pálpebras fechadas e, no cérebro deles, há toda uma atividade (o mesmo ocorre com os humanos), que provoca diferentes reações no cão, como é o caso de lambidas, movimento das articulações e das orelhas, latidos ou grunhidos em função do objeto de seus sonhos.


Embora não saibamos ao certo o que os cães sonham, podemos imaginar pelos gestos que eles fazem, assim como pelos desenhos de um encefalograma. Além de sonhos prazerosos, eles também podem ter pesadelos.




Os cães têm pesadelo, insônia?


Quando um cão sofre de insônia, ele poderá se tornar agressivo, pois ele não consegue relaxar.

E, assim como nem todos os sonhos humanos são bons. Inferimos que os cães também podem ter pesadelos. Esses pesadelos são difíceis de assistir. Pode ser tentador acordar seu cachorro para confortá-lo, como faria com uma criança, mas existem alguns riscos associados aos pesadelos caninos que você deve compartilhar com sua família.


Se você já foi acordado de um sonho assustador, sabe que pode levar um minuto para se lembrar onde você está e com quem está. Como algumas pessoas, os cães podem reagir agressivamente com a pessoa que os acorda. Isso pode ser perigoso, especialmente para crianças. A melhor coisa que você pode fazer por um cachorro que você acha que está tendo um pesadelo é esperar que ele acorde e esteja lá para confortá-lo.


Conhecer os hábitos de sono de nosso cão é muito importante para manter o bem-estar de nosso pet. Respeitar as horas de sono dele tem tanta importância como lhe dar de comer e o levar para passear. Em uma análise de horários, podemos dizer que os cães adultos dormem melhor entre as 9 da noite e as 4 da madrugada. Durante o dia eles têm um sono muito ligeiro e estão em vigilância permanente, para reagir quando algo lhes perturba.



Velocidade do sono

Da mesma forma que ocorre com as pessoas, as fases rápidas e lentas do descanso do cão vão se mesclando durante o tempo de sono. É sabido, em virtude de alguns estudos, que quando o nosso animal dorme durante toda a noite, unicamente na terceira parte do tempo de sono é que ele estará na fase de sono profundo, a fase REM, o resto do tempo será em ondas cerebrais lentas. De noite, o cão dorme entre cinco e vinte minutos seguidos, desperta algumas vezes, até que cai definitivamente no sono e dorme por um bom tempo seguido.


A fase REM, de sonho profundo, dura muito menos que no caso dos humanos. Além disso, devido a especial sensibilidade auditiva desses animais, eles podem despertar a qualquer momento, caso surja alguma ameaça. Se os cães os cães que viviam próximos a vida selvagem dormissem de uma forma muito profunda, isso os colocaria em perigoso, e esse é o instinto que eles herdaram.





Fonte:

https://www.megacurioso.com.br/animais/

https://www.psychologytoday.com/us/blog/canine-corner/201010/do-dogs-dream

https://www.akc.org/expert-advice/lifestyle/what-do-dogs-dream-about/


1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
002.png
bottom of page