top of page

Você cuida das unhas do seu pet?

Atualizado: 23 de jun. de 2021


O cuidado com as unhas do seu pet é muito importante. E não afirmamos isso apenas por questões de higiene, mas, principalmente pelo equilíbrio, postura, articulação e coluna. Isso mesmo: unhas longas desestabilizam seu cão. Isso é muitíssimo sério.


Quando o cão possui unhas longas, é possível também que acabe se machucando ou arranhando os locais em que vive por puro instinto. As unhas longas também podem arranhar as pessoas com quem ele convive, totalmente sem querer. Unhas longas atrapalham, prejudicam, machucam o seu pet, é fato.


Nossa dica MASTER: crie esse hábito desde pequeno, assim o filhote irá ter essa rotina de corte de unhas normal e quando adulto aceitará tranquilamente esse momento.


Dica MASTER 2: faça o corte das unhas a cada 15 dias, no máximo. Dessa forma, o corte necessário das unhas será muito menor, apenas nas pontinhas. Muito mais fácil para você controlar. Quanto maior o tamanho das unhas, mais você terá que aparar e mais chances de sangrar. É normal e pode acontecer mesmo.


Como saber se as unhas estão grandes?

1) Elas não podem tocar o chão. Deixe seu bebê em pé e observe as patinhas, se as unhas estiverem encostando o chão é hora de aparar.

2) Se ao correr pelo chão da sua casa as patinhas fizerem um barulhinho, é sinal que as unhas estão riscando o chão, e se estão riscando é sinal que estão encostando no piso. Hora de aparar as pontinhas das unhas.


Você pode usar cortador de unhas normal, cortador específico para cães ou cortador de unhas para gatos (para filhotes é ótimo!!!). Quanto maior a frequência do corte, o corte será tão pequeno que não será necessário observar a linha do canal. Em unhas curtas ele não terá espaço para crescer.


Mas, se for necessário, fique atento a direção correta para evitar dor e sangramento (em virtude dos vasos sanguíneos e nervos). O correto é colocar o alicate ou cortador em um ângulo de 45 graus, na extremidade da unha. Tenha ainda mais atenção na hora do corte se a unha do seu pet for escura. Em unhas claras é possível visualizar os vasos sanguíneos (área rosadinha)



Dicas Rápidas:

1) Fique com seu pet no seu colo, bem seguro, para que na hora em que seja feito o corte, ele não se movimente e acabe se machucando.

2) Não corte muito perto da base da unha, os cães possuem vasos sanguíneos e nervos em seu eixo central. Se ficar inseguro, comece aos poucos, cortando apenas as pontinhas. Conheça seu Pet, observe as patinhas, as unhas, procure ver os vasos sanguíneos, assim você entenderá o corte em 45graus e verá como é simples.

3) Crie a rotina do corte de unhas, não deixe para cortar quando as unhas estiverem longas. O ideal é acostumar seu animal com o corte de unha desde filhote para que ele se acostume com essa rotina. Assim, quando ele crescer, já estará acostumado ao cortar das unhas e deixará você realizar o corte sem ficar agitado.

4) O corte nas unhas pode ser feito a partir dos 45 dias de vida

.

E, por fim, transforme o momento de aparar as unhas em diversão. Recompense seu pet com petiscos saudáveis ou brincadeiras e faça carinho para deixá-lo bem contente, associando este momento a algo positivo. Não se esqueça que o corte quinzenal das unhas não é uma questão estética, é saúde e quanto menor a unha, menor o canal, menos chance de sangrar e mais simples será para você para seu bebê.


Essas postagens refletem a nossa opinião, com base na experiência que temos, com o auxilio e orientações dos veterinários que convivem e trabalham conosco.





Fonte:

https://www.thesprucepets.com/

https://www.petz.com.br

https://pets.webmd.com/

https://br.pinterest.com


Posts recentes

Ver tudo
002.png
bottom of page