top of page

A pelagem do Spitz Alemão - PARTE 1

Atualizado: 11 de out. de 2021


Então, como esse assunto é denso e tem várias particularidades que gostaríamos de dividir com vocês, vamos dividir em etapas. A a pelagem do Spitz Alemão é uma de suas maiores riquezas, exige cuidado, nada complicado ou caro. Com zelo e conhecimento do que é indicado fazer em relação a manutenção da pelagem, vocês conseguiram extrair toda exuberância do seu cãozinho. E, é isso compartilhar com vocês.


Antes de trazer as dicas para o seu Spitz ter uma pelagem saudável, robusta e exuberante, vamos orientar sobre o que é considerado negativo, prejudicial. Seremos objetivos para que você veja como é mais simples do que parece. Dessa forma, você tenha acesso rápido a essas informações e poderá mudar seus hábitos e cuidados o quanto antes.


Sobre a Pelagem:


Não existe esse mito de pelagem primitiva. O Spitz Alemão tem pelagem dupla!

Pelo primário: é longo, grosso, semipermeável, uma proteção, não segue o padrão de troca sazonal. Pelo secundário – o Subpelo: é curto, fino, frágil, permeável, segue o padrão de troca sazonal, tem a função de estruturar toda a pelagem. Se a pelagem como um todo é a maior preciosidade do Spitz Alemão, o subpelo é a base dessa riqueza. Os cuidados com o subpelo determinarão muito sobre o conjunto geral e saúde da pelagem. Sem dúvida é o que exige mais cuidado. A cada folículo da pele teremos um pelo grosso (primário) e uma média de vinte a vinte e cinco fios de subpelo.


Vilões do Spitz Alemão.

1) Banhos semanais. Para saúde e exuberância da pelagem os banhos de imersão, independente da estação do ano, o ideal é a frequência entre 20 a 25 dias. O importante é respeitar esse prazo. Banhos de imersão recorrentes não são nada indicados. Você pode se perguntar qual o problema do banho, e nós vamos te explicar. Pelas próprias origens da raça, o Spitz não é um cão para se banhar com frequência, tanto é que o pelo primário é semipermeável. A natureza da raça não foi feita para ficar molhada, ao contrário, o fato do pelo primário ser semipermeável é a certeza que a raça tem essa defesa para evitar umidade. Leve com consideração a densidade do subpelo, a oleosidade da pele encontra dificuldades para percorrer toda extensão do pelo. Toda vez que você banha seu pet, por imersão, retira ainda mais a oleosidade natural do organismo. Outro fato importantíssimo: se temos um subpelo delicado, frágil, imagine a turbulência de lavar, massagear, secar com toalha, secar com secador, escovar... todo esse processo mecânico gera atrito, desgaste. É extremamente prejudicial.

2) Rasqueadeira. Se existe um vilão já conhecido, eu acredito que seja esse. Ele rasga o pelo, prejudica de forma dramática o subpelo. Rasqueadeiras são proibidas, assim como escovas com aquelas bolinhas na ponta. Sempre fique atendo se o local onde você leva seu Spitz Alemão para banho (isso se você não banha em casa) tem conhecimento sobre isso. Questione com que é feita a escovação certo?!

3) Tosa. Talvez esse item deveria ser o numero 1 na verdade. Uma tosa pode acabar com a saúde e estrutura do pelagem de forma muito violenta, podendo levar a pelagem a um estado de dormência por muito tempo, dois anos ou mais. Uma tosa que desregula o pet tem resultados traumáticos na pelagem.

4) Cosméticos pesados. De nada adianta processos de escovação se você usar produtos inadequados no seu Spitz, o resultado é um pelo pesado. Óleos, hidratações... veja bem o produto, analise os componentes. O resultado pode ser um pelo liso, pesado, sem volume. Bem o contrário do desejo de uma pelagem robusta, solta... a composição dos produtos faz TODA diferença no resultado.

5) Falta de Informação. Você pode argumentar que cuida e segue todas essas dicas acima, mas quando você deixa seu Spitz em outros lugares, com outras pessoas: petshops, hoteis, creche ou seja lá qual for sua necessidade, por um acaso você tem absoluta certeza que não estão escovando com rasqueadeira, por exemplo? Que tipo de Shampoo está sendo usado? Se você não tiver essa certeza, pode ser que a pelagem do seu bebê esteja sofrendo sem você saber. E, totalmente "sem querer", por pura falta de informação específica da raça. Pela vivência que temos aqui e pelos depoimentos que recebemos de clientes e também de não clientes podemos assegurar que existe muita gente sem informação ou com informação incorreta sobre a raça. Isso é muito sério. Não se deixe levar por técnicas que você não conhece, antes de autorizar alguma tosa, hidratação, higienização especial, limpeza de pelos "mortos" averigue muito bem qual é o procedimento ok?!

Agora vamos entrar no detalhe dos itens acima:

Veja bem, tudo que estamos colocando nesse material se refere à saúde da pelagem. A questão estética é consequência de uma manutenção correta. Sempre tenha isso em mente. Não se pode “maquiar” uma aparência, não se sustenta. A pelagem completa, plena, saudável dará condições para que você consiga retirar 100% do que a linhagem genética pode oferecer. Com base nisso, vamos pensar o seguinte:

O ideal para saúde da pele e pelagem é que seja distribuído de forma natural a oleosidade produzida pelo organismo do cãozinho. A melhor forma de tornar isso possível, levando com consideração que o subpelo do Spitz é muito denso, é realizando uma escovação por camadas, soltando o pelo, com movimentos de cima para baixo e de baixo para cima, desde a raiz. Como o subpelo é delicado e ao mesmo tempo é a estrutura vital da pelagem, ele precisa ser preservado. E, isso será alcançado evitando ao máximo o dano mecânico. Uma escovação sem fluido causará atrito. Por isso, se torna fundamental o uso de fluido para, de forma muito sutil, umedecer a pelagem e amenizar esse dano mecânico. Com um produto de formulação leve, o pelo será aberto e a distribuição da oleosidade chegará até as pontas, assim como facilitará a permeabilidade e ajudará na fixação da carga lipídica no fio. Se você só escovar, não haverá hidratação, muito provavelmente, apenas dano.

Outro ponto importantíssimo:

O Spitz Alemão não é um cão para receber tosas. Apenas a higiênica, feita com tesoura dentada é indicada. Se você conhecer um bom profissional que faça Trimming, pode ser uma alternativa, visto que é um processo de tosa que apenas reorganiza o pelo primário. Se você não conhece, a Tosa Trimming é desenho das linhas, nas pontinhas do pelo, para ressaltar e exaltar as qualidades da raça dentro do padrão, sem atrapalhar nenhuma função biológica, respeitando comprimentos. O que você deve observar é que a tosa, jamais, em nenhuma hipótese, deve invadir o subpelo. Depois que ele for danificado, será muito custoso essa recuperação. Existe comprovação científica sobre o assunto, procuramos ter muita informação sobre isso e podemos dizer com convicção, faz mal a pelagem, mesmo com tesoura.

Essa alteração no subpelo que tanto falamos no processo de tosa provoca mudanças estruturais reais, a parte biológica da temperatura da pele é alterada, a oleosidade que deveria alimentar o pelo não é produzida, o Spitz simplesmente tem suas funções desreguladas. Todas as causas apontadas para desencadeamento da Alopecia estão relacionadas a mudanças cutâneas de temperatura, derrubada de pelagem e vasoconstrição localiza de forma súbita. Resumindo: a tosa com máquina, a tosa que invade o subpelo, a tosa mal feita pode rá sim promover que a pelagem entre em longa dormência ou desenvolva alopecia.


Por fim, nessa primeira etapa: Se você faz todos os cuidados do seu Spitz em casa, daremos o máximo de informação para que você faça com os acessórios, cosméticos e cuidados necessários de forma que as necessidades da raça sejam atendidas. É tudo muito mais simples do que parece. Se você faz em alguma PetShop, confira de perto que não será feita nenhuma tosa e que a tosa higiênica será feita com tesoura dentada. Fique atento ao uso da escova correta, com pinos e sem bolinha na ponta e que nunca será usado rasqueadeira. E, por fim, fique atento e selecione os produtos que irá usar. Existe uma infinidade de Shampoos e linhas cosméticas. Avalie qual é sua necessidade e quais são os componentes do produto. Não se preocupe, vamos falar muito mais sobre esse assunto para que você tenha ainda mais informações sobre o assunto.



Posts recentes

Ver tudo
002.png
bottom of page